Ainda não há comentários

HISTÓRICO DA LEGIÃO DE MARIA DE NONOAI

Em 2021, a Legião de Maria de Nonoai, celebra o cinquentenário de fundação de seu primeiro Grupo que foi chamado Nossa Senhora da Luz, criado em 07 de Março de 1971, pelo Padre Francisco Mascarenhas que era o Reitor da Congregação em Santa Maria-RS.

Fundaram o primeiro Grupo as Legionárias: Iara Schneider, Inocência Nunes, e as irmãs que já foram ao encontro da Mãezinha do Céu: Amália Dal Magro, Rosa e Vicente Cardoso, Iolanda Barros, Olga Bringhentti, Helena Gaboardi, Nilda Zardo, Leontina Facco, Elvira Golin e Aidê Chagas.

O início não foi nada fácil, muitas convidadas achavam que era muito compromisso e desistiram, mas com persistência e muita oração das fundadoras, outras fiéis iam agregando e em dois anos o primeiro Grupo foi desmembrado em dois e depois em três. Hoje são cinco Grupos Legionários.

Dentre as pessoas que entraram nas fileiras Legionárias desde o início, e ao longo destes 50 anos contribuíram para levar a devoção à Nossa Senhora, estão entre outras: Carolina Mokfa ( in memória), Clara Fabrizzio (in memória), Benvenuta Sartoretto (in memória), Sonia Soares (in memória ) e Maria Andreis Rossete (in memória).

Maria de Lurdes Bringhentti, Elizabete Boor, Ilma Facco, Raides Bertuol, Ursulina Astrau, Laura Bedin, Lurdes Bonamigo, Catarina Cardoso, Nair Bringhentti, Ernesta Boita, Lurdes Bonamigo, Ernestina Popeniske, Serafina oliveira, Sueli Golin, Dileta Prado, Lidia da Silva, Sabina Madalozzo, Maria Rodrigues, Mercedes da Silva, e muitas outras dezenas de piedosas fiéis à devoção à Nossa Senhora e iluminadas pelo Espírito Santo. Para que isso acontecesse, e foi de fundamental importância nestes primeiros anos, o apoio incondicional do Padre Aluísio Hoffman, fervoroso admirador do trabalho Legionário, assim como outros párocos que o substituíram ao longo do tempo e cujo apoio foi imprescindível para que a Legião de Maria celebrasse seu meio século de existência em Nonoai.

Hoje já são cinco grupos trabalhando para levar a devoção à Nossa Senhora, a reza diária do terço, e assistência aos necessitados dos Sacramentos, da Palavra de Deus, e algum alívio em suas dificuldades, sempre iluminados pelo Divido Espírito Santo. Também teve um trabalho muito ativo na organização e apoio às romarias em honra aos Beatos Manuel e Adílio e uma enorme importância na religiosidade de Nonoai, bem como na parte social, amparando os menos favorecidos. Isso se deve à proteção de Nossa Senhora e do Espírito Santo, a reza diária do terço, da Catena e a tenacidade, firmeza e persistência de suas Legionárias nestes 50 anos.

Em setembro deste ano de 2021, a Legião de Maria fará seu centenário de fundação. Uma grande ocasião se avizinha para celebrar esta data e o cinquentenário da Legião de Maria em Nonoai.

 Inocência Nunes

 Chapecó, 17/03/2021

Publicar um comentário