Ainda não há comentários

Cinco curiosidades sobre a Coroa do Advento

Com o início do Advento, tempo que a Igreja revive a primeira vinda de Cristo, em seu natal, e alimenta a expectativa da sua segunda vinda, na parusia, nós católicos retomamos um costume tradicional entre em nossas capelas e casas: rezar e acender a as velas da Coroa do Advento.

A origem desta tradição está no fato de que no intenso inverno europeu, povos pagãos acendiam algumas velas, que representavam o “fogo do deus sol”; com isso, esperavam que a luz e o calor solar não deixassem de lhes trazer vida. Os primeiros evangelizadores dessas terras aproveitaram este costuma para cristianizar as pessoas. A partir dessa herança cultural, ensinavam-lhes a fé católica, mostrando que o verdadeiro Sol nascente, que nos vem visitar no Advento, é Jesus Nosso Senhor (Lc 1,78).

Justamente porque o círculo não tem princípio, nem fim, ele é sinal do amor de Deus, que é eterno, e também do nosso amor a Deus e ao próximo, o qual nunca deve terminar. A forma circular da coroa nos lembra, ainda, que um novo ano litúrgico se inicia, num ciclo de celebrações que se repetirá até a vinda de Cristo.

A cor verde da Coroa, por sua vez, nos remete à esperança e à vida. Devemos esperar a graça de Deus, que o seu perdão misericordioso nos alcance, e que Ele nos faça dignos da glória eterna no final de nossa vida. O desejo mais importante deve ser querer chegar a uma união mais forte com Jesus, assim como os ramos estão ligados à árvore (Jo 15,5).

As quatro velas nos permitem refletir sobre a escuridão provocada pelo pecado, que deixa o homem cego e distante de Deus. Depois da primeira queda do homem, o pecado original, Deus, através da luz da sua revelação, de forma progressiva (por isso se acende uma vela por semana), foi nos trazendo de volta a esperança de salvação que ilumina todo o universo, como as velas da Coroa. Assim como o ambiente recebe mais luz a cada vez que acendemos uma vela, os séculos foram se iluminando cada vez mais com a proximidade da chegada de Cristo ao mundo.

Por tradição, a Coroa de Advento possui três velas roxas e uma rosa; esta é acendida no terceiro Domingo do Advento, chamado de “Domingo Gaudete” (da alegria), devido à primeira palavra da antífona de entrada da Missa nessa ocasião: “Alegrai-vos sempre no Senhor. De novo eu vos digo: alegrai-vos! O Senhor está perto”. Durante a Celebração Eucarística deste dia, os paramentos do sacerdote podem ser da cor rosa, simbolizando a alegria e convidando os fiéis a se alegrar, porque o Senhor já está perto.

Para nós, devotos dos Beatos Manuel e Adílio, a tradição da Coroa do Advento é muito importante, pois eles receberam também uma tiara, a coroa do martírio, que nos leva a refletir o quão importante é uma vida entregue a Deus nas lutas do dia a dia. Para você, devoto dos Beatos, viver bem esse tempo do advento, seguem algumas sugestões:

1) Recomenda-se fazer a Coroa de Advento em família, aproveitando a ocasião para ensinar às crianças o sentido e o significado deste símbolo do Natal.

2) A Coroa deverá estar em um lugar privilegiado da casa, na sala ou no hall de entrada, onde seja visível a todos, recordando assim a vinda cada vez mais próxima do Senhor Jesus e a importância de preparar-se bem para este momento.

3) É conveniente fixar um horário para rezar diante da coroa do Advento, de maneira que seja uma ocasião familiar, com a participação consciente de todos.

4) Tenha a imagem dos Beatos Manuel e Adílio perto da Coroa do Advento, relembrando o sacrifício que eles fizeram para levar adiante a mensagem de Nosso Senhor Jesus Cristo.

Pe. Renato Rosa

 

Publicar um comentário